Acontece nos Fóruns

Governador Fernando Pimentel entrega 14 ambulâncias para o município de Belo Horizonte

Veículos serão utilizados para renovar a frota da capital, melhorando o atendimento médico à população

Imagem ilustrativa

O governador Fernando Pimentel entregou nesta segunda-feira (29/5), durante cerimônia no Palácio da Liberdade, 14 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte. Os veículos, conhecidos como Unidades de Suporte Básico (USB), se destinam à renovação da frota do Samu da capital mineira, buscando fortalecer a rede de urgência e emergência e garantir mais segurança e qualidade no atendimento médico aos moradores da região. As ambulâncias foram recebidas pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Fernando Pimentel destacou que, mesmo diante da crise política e financeira do país, o Governo do Estado continua prestando os serviços aos mineiros de forma eficiente. “Estamos trabalhando. Minas continua funcionando. Os serviços públicos não tiveram interrupção, não houve colapso de nenhum serviço público. Hoje, por exemplo, estamos, em parceria com a prefeitura, entregando mais unidades e renovando a frota do Samu de Belo Horizonte. Minas está enfrentando a crise com trabalho e serenidade”, afirmou em entrevista à imprensa.

O governador disse ainda ser preciso cautela diante do atual cenário político do país. “É um momento muito delicado no Brasil. Nós temos que ter muita cautela. Eu tenho dito que Minas precisa dar o exemplo que tem a ver com a nossa história, com a nossa tradição. Um exemplo de serenidade, de equilíbrio”, afirmou Pimentel.

Atendimento

Em Belo Horizonte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realiza, em média, nove mil atendimentos por mês. Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 36.402 saídas de ambulâncias que resultaram em atendimentos.

Os veículos entregues nesta segunda-feira fazem parte de um total de 300 ambulâncias adquiridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Dessas, 267 são do tipo USB e 33 Unidades de Suporte Avançado (USA). O investimento global por parte do governo de Minas Gerais para a aquisição das 300 ambulâncias foi de R$ 37,1 milhões. Até o momento, 80 veículos já foram entregues para Samus municipais e regionais em todo o estado.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende, o subsecretário de Assuntos Institucionais da Secretaria de Estado de Governo, Marco Antônio Leite, a secretária geral adjunta, Alcione Comonian, os secretários municipais de Saúde, Jackson Pinto, e de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Adriana Branco, e o líder de governo na Câmara Municipal, Léo Burguês.

Fonte: Agência Minas